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Exames

Fonoaudiólogas Audium Fonec

A FONEC dispõe de equipamentos de ponta e profissionais especializados para a avaliação da audição e da voz, realizando os seguintes exames:

Mapeamento de Fala

O mapeamento de fala é um meio de verificação do funcionamento dos aparelhos auditivos. Nesta avaliação, uma microssonda inserida na orelha do paciente vai captar a amplificação do aparelho diretamente na orelha, gerando um mapa computacional que permite a visualização do ganho fornecido pelo aparelho e consequentemente dos ajustes necessários para que os sons da fala sejam audíveis. Com os dados do mapeamento de fala é possível realizar um ajuste totalmente personalizado nos aparelhos auditivos, que leva em consideração não só a perda de audição, mas também as características anatômicas da orelha de cada indivíduo. Sabe-se que a amplificação obtida por um aparelho auditivo não corresponde com precisão ao ganho alcançado dentro do ouvido de cada pessoa. A verificação dos aparelhos é um pré-requisito para alcançar o desempenho esperado de amplificação: fazer com que os usuários de aparelhos auditivos melhorem consideravelmente o entendimento da fala. Esse método nos permite avaliar o ganho real para se fazer ajustes precisos, garantindo que os sons da fala sejam audíveis para cada um. O que as pessoas com perda de audição e seus familiares esperam de um aparelho auditivo é que ele devolva a capacidade não só de escutar, mas também de entender a fala, para que assim a pessoa possa se reintegrar na família e na sociedade. A clínica FONEC oferece mais esse serviço, prezando pela melhor qualidade de vida de seus pacientes. O mapeamento de fala pode ser realizado em qualquer marca de aparelhos auditivos.

AUDIOMETRIA VOCAL (LOGOAUDIOMETRIA)

A audiometria vocal, também chamada de logoaudiometria, tem por objetivo detectar o limiar de recepção de fala e o índice de reconhecimento da fala do indivíduo, ou seja, avalia a capacidade do paciente para compreender a fala. Faz parte da avaliação audiológica básica, sendo realizada na sequência da audiometria tonal.

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO

É realizada em cabine acústica, com equipamento eletrônico apropriado e por fonoaudiólogo especializado. Trata-se do que há de mais moderno em avaliação subjetiva da audição. A pessoa avaliada, criança ou adulto, utiliza fones de ouvido e realiza tarefas auditivas específicas, sendo um conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação sonora pelo Sistema Nervoso Central. O número de acertos indica se o exame está normal ou não, de acordo com os valores de referência para cada idade. O exame identifica se uma ou mais das habilidades auditivas estão alteradas. A avaliação do processamento auditivo requer a competência mínima da habilidade linguística da pessoa avaliada para aplicação das provas. Além disso, a maturidade do sistema auditivo e neural é importante. O exame do processamento auditivo é realizado a partir de 7 anos de idade. É um exame indolor, gerando informações importantes para o tratamento da desordem do processamento auditivo.

AUDIOMETRIA TONAL

Avalia a capacidade auditiva de uma pessoa através da obtenção dos limiares auditivos, isto é, a intensidade mínima de estímulos sonoros que o indivíduo percebe em cada frequência (graves, médias e agudas). É o exame que identifica se a pessoa possui audição normal ou alterada e seus resultados permitem classificar o tipo e o grau da perda auditiva, se ela for detectada. É realizada em cabine acústica e indicada a partir dos 5 anos, idade a partir da qual as crianças são capazes de realizar os testes dos adultos. A apresentação dos sons é feita através de fones de ouvido e, quando necessário, também por vibradores sonoros posicionados na mastóide (osso atrás da orelha), sendo totalmente indolor. É considerado um teste subjetivo por depender da resposta do paciente. A audiometria tonal é imprescindível na avaliação audiológica básica, que contribui para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e do tratamento de doenças da audição, além da indicação de aparelhos auditivos.

IMITÂNCIA ACÚSTICA (IMITANCIOMETRIA OU IMPEDANCIOMETRIA)

A imitanciometria, também chamada de impedanciometria, tem como função verificar as condições da orelha média através da movimentação da membrana timpânica. Neste exame, uma pequena sonda é posicionada, de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente. É um exame objetivo, rápido e de fácil execução. Oferece dados importantes no diagnóstico clínico audiológico e deve fazer parte da avaliação auditiva básica. Além de identificar alterações de orelha média, também identificar o local de lesão em casos de paralisia facial.

AUDIOMETRIA TONAL DE ALTA FREQUÊNCIA (ATÉ 16KHZ)

É a realização de uma audiometria tonal, com a capacidade adicional de avaliar altas frequências (acima de 8.000 Hz). Importante na detecção precoce de alterações auditivas, especialmente em casos de zumbido e perda auditiva induzida pelo ruído.

AUDIOMETRIA OCUPACIONAL

A audiometria ocupacional é realizada utilizando-se os mesmos critérios da audiometria clínica. Entretanto, para a análise dos resultados da audiometria ocupacional são considerados, os parâmetros preconizados pela Portaria n.º 19 do MTE, de 9 de abril de 1998, que define as diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em indivíduos expostos a níveis de pressão sonora elevados. A equipe de fonoaudiólogos da FONEC pode realizar esse exame em sua própria sede, bem como se deslocar até a empresa empregadora para realizar o exame In Company (sob determinadas condições pré-acordadas).

AUDIOMETRIA INFANTIL CONDICIONADA

Obtenção dos limiares auditivos por via aérea e/ou óssea por meio de condicionamento com um brinquedo. As respostas comportamentais da criança a estímulos acústicos são observadas em situação controlada. A criança aprende a responder ao estímulo auditivo por meio de um brinquedo simples (encaixe, pino, torre, etc). A atividade escolhida deve resultar em um reforço agradável, ser lúdico para a criança e deve ser adequada ao seu desenvolvimento neuropsicomotor.


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